quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Istambul: cenário maravilhoso da novela "Salve Jorge"

Olá pessoal, tudo bem?

Quem aí já está seguindo a novela da Globo, "Salve Jorge", está vendo as lindas paisagens de Istambul, não é mesmo?
É uma cidade realmente maravilhosa e foi uma das viagens mais inesquecíveis que já fiz, além de ser um destino bastante econômico se comparado ao restante da Europa.

A antiga Constantinopla é a maior cidade da Turquia (apesar da capital ser Ancara) e é considerada a 5ª maior do mundo! (CM também é cultura! Rsss...) Para quem está pensando em visitar os "brimos" vou contar um pouquinho como foi minha experiência!


Várias cias. aéreas fazem Istambul, mas a Turkish Airlines é a mais famosa. Consegui um preço bem em conta na passagem indo de Iberia (com stop em Madrid), que apesar de muita gente reclamar, achei uma boa empresa e não tive problemas (lembrem-se das dicas dos apps Kayak e Skyscanner).

A cidade é muito organizada e limpa, e o melhor meio de transporte para passear por lá (além dos pezitos) é o trem de superfície. Ele passa praticamente por toda a cidade e fica bem fácil de se locomover.


Ponte de Gálata e torre de Gálata ao fundo
 O hotel escolhido foi o Celal Sultan, encontramos pelo booking e o melhor de tudo é a sua localização: fica na "old city center" (centro antigo), chamado de Sultanahmet, a poucos passos das atrações principais (Hagia Sofia, Cisterna, Mesquita Azul...). É um hotel aconchegante, café da manhã delicioso com damascos enoormes e "staff" educadíssimo. A vista do terraço é uma das mais bonitas que já vi, e sem dúvidas me hospedaria novamente nele.

Vista do terraço do hotel: Aya Sofia






Cisterna
Assim que deixamos as malas no quarto abri a janela e começamos a escutar aquela musiquinha esquisita dos muçulmanos, alto falantes pela cidade toda anunciando os horários das rezas para Ala... E lá fomos nos! Aya Sofia, Mesquita Azul... De uma grandiosidade impressionante, não dá pra descrever! Só posso dizer que me arrepiei dos pés a cabeca e nunca vou esquecer do momento em que entrei na Mesquita Azul... Uma energia absurda!

Mesquita Azul
Aya Sofia
Claro que nao poderíamos deixar de falar do Grand Bazaar, um mercado coberto com mais de 5000 lojinhas espalhadas por suas mais de 60 ruas!!!
Tem de tudo: tapetes, cerâmica, abajours, artesanato local, jóias e mais jóias, pedras, especiarias, bolsas, lenços e ate sanguessugas encontrei por la! Disseram que são usadas no tratamento de algumas doenças vasculares...uuiiii

Grand Bazaar




Palácio Dolmabahçe: Pronuncia-se "Dollmabatchi", é o mais decorado e suntuoso palácio de Istambul! Às margens do Bósforo tem um lindo jardim, onde hoje em dia acontecem elegantes casamentos. Foi a ultima morada dos sultões após a queda do Império Otomano. Aparece muito na novela Salve Jorge...


Palácio Dolmabahçe
Estreito de Bósforo separa o Mar de Mármara do Mar Negro e a Europa da Ásia
Dani no Palácio Dolmabahçe
O bairro Taksim fica bem no centro da cidade, e a rua principal me lembrou a 25 de março...rsss...Mas com um comércio super bacana, com as lojas mais
famosas.



                                
Sorveteiro turco rsss...
Bom, minha humilde opinião é a de que Istambul foi um dos lugares mais lindos que já visitei na vida... Pessoas super agradáveis e simpáticas, os turcos são vendedores natos e temos muito a aprender com eles.
Agora quero voltar a Turquia para fazer o passeio de balão na Cappadocia, que fica a uns 700 Km de Istambul!

Espero que tenham gostado desta nossa viagem!


Beijim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário