segunda-feira, 18 de março de 2013

Manchas na gravidez: o que fazer?

Muitas mulheres ficam preocupadas e ansiosas com este problema que infelizmente é comum na gestação: as manchas faciais.

O melasma (que na gravidez é chamado cloasma gravídico), nada mais é que um depósito aumentado de melanina na epiderme e na derme, geralmente nas "bochechas" (malar), região da testa (frontal) e perilabial.



A participação do estrógeno e progesterona na etiologia destas manchas tem fortes indícios pela relação tanto com a gravidez como com o uso de anticoncepcionais. A predisposição genética e a exposição solar são fatores relevantes para a causa do melasma. 
O cloasma gravídico está associado as mudanças hormonais deste período e em geral desaparece após o parto. 

E o que fazer para prevenir?
Primeiramente venho enfatizar sobre o uso regular de filtros solares, o que ajuda (e muito) na prevenção deste indesejado problema. Já falei sobre a importância dos FPS neste post
Quase todos os filtros são liberados na gestação, ficar atenta apenas aos que contenham essas substâncias: 4-metilbenzilideno cânfora (4-MBC), 3-benzilideno cânfora (3-BC) e octocrileno (OC). Elas são chamadas de poluentes orgânicos persistentes (POPs), que podem permanecer acumulados nos tecidos gordurosos de organismos vivos, dentre eles os seres humanos. Mas estes estão presentes em apenas 20% das marcas vendidas atualmente, portanto, escolha um adequado e capriche no uso do FPS!
Óculos, chapéus, evitar exposição solar em praias e piscinas também são bons aliados...


O uso de despigmentantes e antioxidantes na gestação também é um fator importante no combate ao cloasma, já que hoje disponibilizamos de cosméticos bastante seguros para serem utilizados a partir do segundo trimestre. Sempre seguir a orientação do seu médico, mas para conhecimento mais específico, segue abaixo a classificação da FDA de restrição de uso de acordo com a toxicidade para o feto:

Hidroquinona 
Não se recomenda, porém quando administrada até 300 mg/kg não é tóxica para a formação do feto.

Arbutin 
Não apresenta nenhuma toxicidade, não causa irritação e praticamente nenhuma reação de hiper-sensibilidade.

Ácido ascórbico (Vitamina C)
Uso limitado pela dificuldade de penetração cutânea e rápida oxidação, porém é seguro.

Ácido kójico 
Pode causar alergias de contato e tem alto potencial de sensibilização, mas não foram relatados efeitos teratogênicos

Ácido azeláico 
Exames toxicológicos referentes à fertilidade, embriotoxicidade e teratogenicidade em animais não indicaram qualquer risco de uso durante a gravidez.

Retinóides 
Não indicados pelo efeito teratogênico (SNC, olhos, palato, ouvidos, coração), apesar de  alguns estudos demonstrarem sua inocuidade quando de uso tópico.

Alfa-hidroxiácidos (AHA) 
Os AHAs com pH menor ou igual a 3,5 e concentração menor ou igual a 10% são seguros para uso nas gestantes

Cosmocaíne 
Como não é citotóxico nem hipopigmentante, seu uso pode ser feito com segurança por gestantes



Peelings químicos (com ácidos) são seguros durante a gestação se levado em consideração que tipo de produto utilizar. Seu médico saberá lhe indicar o melhor.
Sobre os lasers; a grande maioria não tem contra indicação, mas na minha humilde opinião nossa pele pode esperar alguns meses não acham?!

Conclusão...
Não consegui fazer este post ficar resumido, tenho muita coisa pra contar, rsss... Mas acredito que com cuidados na medida certa (sem neura) conseguiremos manter uma pele linda e saudável durante toda a gestação...E termos um baby mais lindo e saudável ainda!
Num próximo post contarei o que andei testando e adorando...

Espero que tenha sido útil para minhas amigas mamis!
Beijim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário