segunda-feira, 2 de julho de 2012

Aromaterapia e beleza (Jú)


Há alguns anos fiz um curso em São Paulo sobre Aromaterapia (http://www.aromaflora.com.br) e me apaixonei, tanto que utilizo freqüentemente no meu dia-a-dia os óleos essênciais, aproveitando todas as propriedades medicinais que eles oferecem. 

 
A Aromaterapia não remete apenas a um cheiro gostoso no ambiente ou um perfume durante o banho. Trata-se de um verdadeiro e natural tratamento que serve para inúmeras situações. Os aromas agem nos centros cerebrais e provocam reações emocionais ou físicas, tratando o organismo de uma forma integral, considerando a mente e o corpo como um todo. Os óleos essenciais penetram na pele, ativam os órgãos, fortalecem o sistema imunológico e até eliminam alguns vírus e bactérias. Quando estou cansada, desanimada, com baixa auto-estima, ou mesmo quando sinto um início de gripe, uma dor muscular,..., já corro para o óleo essencial indicado para o fim específico. 
Porém, além de suas excelentes propriedades medicinais, os óleos essenciais são ótimos em tratamentos estéticos. Tanto é que a marca de cosméticos L’Occitane,  que eu adoro, tem como princípio de seus produtos os óleos essenciais naturais. Inclusive a marca começou com o seu fundador, Olivier Baussan,  produzindo óleos essenciais de alecrim e lavanda e vendendo na feira. Segue alguns produtos da L’Occitane  que eu adoro e indico:





A Natura também desenvolveu produtos utilizando os óleos essenciais de Cumaru e o de Copaíba, a linha Ekos. Eu, particularmente, nunca utilizei, mas muitas pessoas que já usaram e me disseram serem muito bons.
Porém, costumo fazer os meus próprios cremes corporais e faciais, compro um creme base que é vendido em farmácias de manipulação e adiciono gotas dos óleos que gosto, tentando sempre chegar num cheiro que me agrade, mas também é possível utilizar alguns produtos naturais que temos em casa. Seguem algumas receitinhas:

Máscara Clareadora
2 colheres (chá) de farinha de aveia
2 colheres (chá) de leite em pó
1 colher e meia (chá) de óleo de abacate
1 colher (sopa) de água de rosas
Misture a farinha de aveia e o leite em pó. Junte o óleo de abacate e a água de rosas até obter um creme. Espalhe sobre a pele limpa e massageie. Remova com um pano úmido e morno e lave o rosto com água fria.

Loção Pós-Sol
Regenera a pele danificada pelo sol.
1 colher(sopa) de óleo de semente de uva
2 colheres (chá) de óleo de rosa mosqueta
1 colher (chá) de óleo de germe de trigo
3 gotas de óleo essencial de lavanda
1 gota de óleo essencial de camomila
1 gota de óleo essência de gerânio
Ponha os óleos num vidro escuro e limpo. Tampe bem e guarde em local escuro e fresco. Agite antes de usar.

Óleo de massagem anticelulite
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim (incolor)
3 gotas dos óleos essenciais de alecrim e lavanda
2 gotas de óleo essencial de junípero
Misture os óleos e massageie o quadril, o abdome, as nádegas e as coxas com movimentos firmes. Esfregue os nóbulos dos dedos em círculos sobre a região afetada e depois faça movimentos para cima. Repita de manhã e à noite.
Importante: Não use óleo de alecrim se tiver epilepsia ou se estiver grávida nem o de junípero se sofrer de doença renal.

No site da empresa Hathas tem uma relação de alguns óleos essenciais e suas propriedades (http://www.hathas.com.br/custom.asp?IDLoja=17964&arq=aromaterapia.htm), além de um difusor 5 em 1 maravilhoso para colocar os óleos e perfumar o ambiente, tenho um em cada ambiente da casa e do escritório. Prometo que em um próximo post falo sobre os óleos essenciais com propriedades afrodisíacas que ajudam a dar uma apimentada nos relacionamentos. Espero que tenham gostado da dica!

Beijim

Importante: Não se deve utilizar os óleos essenciais puros, a não ser em doses mínimas. Siga sempre as recomendações de um terapeuta. Eles devem ser armazenados em local fresco, ao abrigo da luz e sempre - sempre mesmo - longe do alcance das crianças.

4 comentários:

  1. Vou fazer um anti celulite!!! Adoro óleos!!!
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer mesmo pois você vai adorar! Que bom que gostou das receitinhas caseiras! Beijim!

      Excluir
  2. Adorei as dicas! Amo coisas naturais!
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, ficamos felizes que tenha gostado das dicas! São realmente muito boas e até gestantes podem utilizar sem medo...Continue nos seguindo que vêm mais dicas bacanas por aí! Obrigada, beijim!

      Excluir