Ah o inverno... época em que as pessoas ficam mais aprumadas, bem vestidas e até mesmo mais românticas. É tempo de tirar do guarda-roupa os casacos, as meias calças e todos os acessórios quentinhos. As temperaturas caem e é hora de ir para as ruas o Cachecol, a Echarpe, o Lenço, a Pashimina, a Estola e o Xale. Além de darem charme e estilo ao look, alguns destes acessórios são uma ótima pedida para esquentar o pescoço, a nuca e a região do colo. Mas você sabe a diferença entre cada um deles? Acredito que assim como eu, você também já deve ter feito confusão com estes termos, por isso, resolvi fazer uma pesquisa e vou tentar explicar.
1.Cachecol; 2.Echarpe; 3.Lenço; 4.Pashmina; 5.Estola; 6.Xale |
Cachecol: Acredito que este deve ser o mais conhecido por todas! Consiste em uma longa faixa confeccionada em tecidos quentes, como a lã, por exemplo. É usado no pescoço de diferentes formas, ajudando na composição do visual de inverno e também, protegendo-a e mantendo-a aquecida.
Echarpe: Tecidos leves e nobres, como por exemplo: seda, crepe e cetim. Uma faixa de tecido comprida e estreita e sempre em forma retangular com fins de envolver o pescoço e o colo feminino. Não raro, tem conotação festiva, usada em ocasiões mais solenes.
Lenço: Costuma-se chamar de lenço qualquer pedaço de tecido em formato definido que serve para ser envolto ao corpo (não necessariamente só no pescoço). Precisamente o lenço tem sempre forma quadrada, com tamanho variável e é confeccionado com diversos tipos de materiais: algodão, cetim, seda, entre outros.
Pashmina: Muitos acham que pashmina é a denominação da famosa manta. Na verdade, este é o nome do fio usado. O fio de pashmina é transformado em blusas, cobertores, xales e, por fim, nas famosas e tão cobiçadas mantas. Muitos confundem a pashmina com o cashmere. Apesar de serem parentes próximos, existem diferenças entre os dois. O cashmere possui uma textura mais grossa e áspera que a pashmina. Esta diferença se deve ao fato de apenas o sub-pêlo da barriga das cabras selvagens serem usados para a produção da pashmina. Já o cashmere aproveita o pelo das cabras na sua totalidade. Curioso, né!? Apesar de fino e delicado, é eficiente para aquecer costas, pescoço e braços durante o frio.
Estola: Era feita de pele de raposa, mas, atualmente, pode ser encontrada em outros materiais como lã, tecidos pesados como o veludo e, principalmente, em pele sintética. É usada apenas em torno dos ombros.
Xale: Muito parecido com uma manta, possui diversos formatos e diferentes dimensões. Ele é usado para envolver os ombros e consequentemente uma parte mais extensa do corpo. Geralmente é elaborado em tecido quente, como o tricot a lã ou o crochê, podendo apresentar diversas formas de acabamento, franjas, aplicações ou bordados.
Beijos
Arrazou!!
ResponderExcluirbastante interessante...adorei saber sobre os pelos da barriga da cabra.....muito legal.....
ResponderExcluirÉ bem interessante mesmo! Antes de fazer essa pesquisa, eu também não sabia deste "pequeno" detalhes! Rs. Obrigada pela visita e volte sempre! Beijos
ResponderExcluirOnde vcs indicam a compra desses acessórios?
ResponderExcluirBjos
Olá Júlia, tudo bem querida? Bom, echarpes, lenços e pashminas geralmente são bem fáceis de ser encontrados , depende muito do tipo e do tecido que procura. Lojas "fast fashion" como Zara e Renner costumam ter uns acessórios lindos! Também indicamos investir nessas peças quando viajar ao exterior, pois geralmente são tecidos muito diferenciados e estampas exclusivas...Esperamos ter ajudado! Beijim
ResponderExcluir