terça-feira, 3 de julho de 2012

Esquentando com estilo (Lá)

Ah o inverno... época em que as pessoas ficam mais aprumadas, bem vestidas e até mesmo mais românticas. É tempo de tirar do guarda-roupa os casacos, as meias calças e todos os acessórios quentinhos. As temperaturas caem e é hora de ir para as ruas o Cachecol, a Echarpe, o Lenço, a Pashimina, a Estola e o Xale. Além de darem charme e estilo ao look, alguns destes acessórios são uma ótima pedida para esquentar o pescoço, a nuca e a região do colo. Mas você sabe a diferença entre cada um deles? Acredito que assim como eu, você também já deve ter feito confusão com estes termos, por isso, resolvi fazer uma pesquisa e vou tentar explicar.

1.Cachecol;  2.Echarpe;  3.Lenço;  4.Pashmina;  5.Estola;  6.Xale


Cachecol: Acredito que este deve ser o mais conhecido por todas! Consiste em uma longa faixa confeccionada em tecidos quentes, como a lã, por exemplo. É usado no pescoço de diferentes formas, ajudando na composição do visual de inverno e também, protegendo-a e mantendo-a aquecida.


Echarpe: Tecidos leves e nobres, como por exemplo: seda, crepe e cetim. Uma faixa de tecido comprida e estreita e sempre em forma retangular com fins de envolver o pescoço e o colo feminino. Não raro, tem conotação festiva, usada em ocasiões mais solenes.



Lenço: Costuma-se chamar de lenço qualquer pedaço de tecido em formato definido que serve para ser envolto ao corpo (não necessariamente só no pescoço). Precisamente o lenço tem sempre forma quadrada, com tamanho variável e é confeccionado com diversos tipos de materiais: algodão, cetim, seda, entre outros.



Pashmina: Muitos acham que pashmina é a denominação da famosa manta. Na verdade, este é o nome do fio usado. O fio de pashmina é transformado em blusas, cobertores, xales e, por fim, nas famosas e tão cobiçadas mantas. Muitos confundem a pashmina com o cashmere. Apesar de serem parentes próximos, existem diferenças entre os dois. O cashmere possui uma textura mais grossa e áspera que a pashmina. Esta diferença se deve ao fato de apenas o sub-pêlo da barriga das cabras selvagens serem usados para a produção da pashmina. Já o cashmere aproveita o pelo das cabras na sua totalidade. Curioso, né!? Apesar de fino e delicado, é eficiente para aquecer costas, pescoço e braços durante o frio.


Estola: Era feita de pele de raposa, mas, atualmente, pode ser encontrada em outros materiais como lã, tecidos pesados como o veludo e, principalmente, em pele sintética. É usada apenas em torno dos ombros. 


Xale: Muito parecido com uma manta, possui diversos formatos e diferentes dimensões. Ele é usado para envolver os ombros e consequentemente uma parte mais extensa do corpo. Geralmente é elaborado em tecido quente, como o tricot a lã ou o crochê, podendo apresentar diversas formas de acabamento, franjas, aplicações ou bordados.


E vocês, possuem algum destes acessórios? Gostam de usá-los?

Beijos






5 comentários:

  1. bastante interessante...adorei saber sobre os pelos da barriga da cabra.....muito legal.....

    ResponderExcluir
  2. É bem interessante mesmo! Antes de fazer essa pesquisa, eu também não sabia deste "pequeno" detalhes! Rs. Obrigada pela visita e volte sempre! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Onde vcs indicam a compra desses acessórios?

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Júlia, tudo bem querida? Bom, echarpes, lenços e pashminas geralmente são bem fáceis de ser encontrados , depende muito do tipo e do tecido que procura. Lojas "fast fashion" como Zara e Renner costumam ter uns acessórios lindos! Também indicamos investir nessas peças quando viajar ao exterior, pois geralmente são tecidos muito diferenciados e estampas exclusivas...Esperamos ter ajudado! Beijim

    ResponderExcluir