domingo, 29 de julho de 2012

Sustentabilidade com leitura eletrônica


Domingo é dia de relaxar, curtir a família e ler um jornalzinho... Mas sabem quantas árvores são necessárias para a produção de um jornal? Vamos a alguns números assustadores:
  • 500 mil árvores têm de ser cortadas para produzir o papel usado apenas nos jornais de domingo do "New York Times" nos Estados Unidos, e a reciclagem deste mesmo jornal pouparia 75 mil árvores.
  • Os americanos usam 85 bilhões de toneladas de papel por ano, cerca de 308 quilos por pessoa.

  • Apenas 27% dos jornais produzidos nos Estados Unidos são reciclados.
  • Os custos de construção de uma fábrica de papel projetada para utilizar papeis usados como matéria prima são 50 a 80% menores do que o custo de uma fábrica que use apenas celulose como matéria prima.
  • Cada tonelada de papel reciclado pode poupar 17 árvores, 1683 litros de óleo, 2,75 metros cúbicos de espaço nos aterros, 4000 kilowatts de energia e 31000 litros de água. Isto representa uma economia de 64% de energia, 58% de água e 27 quilos a menos de poluição do ar!
Consciente dos problemas ambientais enfrentados mundialmente, a MOSTB (www.mostbeditoraeletronica) resolveu investir em políticas de sustentabilidade e apresenta suas publicações de maneira ecologicamente correta, sendo revistas 100% eletrônicas! 
SetoRH, Raison e Guia de Conferencistas sao algumas dessas revistas. Além da "queridinha" do "Chic por Menos", a Savoir (www.savoirmoda.com), que tem assuntos atualíssimos em moda, comportamento, viagens, saúde e beleza.

Algumas revistas ainda impressas também estão investindo cada vez mais em suas versões "virtuais" com aplicativos para iPad e iPhone como Veja, Vogue, Info, Viagem, Claudia, entre outras. 

Com o app Zinio (disponível gratuitamente na Apple Store) podemos ter acesso a muitas revistas internacionais bacanas.

Ainda é possível comprar e ler livros digitais a partir da Amazon (www.amazon.com) utilizando o Kindle. Dessa maneira você não precisa aguardar seu livro chegar em casa e nem pagar o frete (Chic por Menos)!

Isso sim é ter ação real de preservação do meio ambiente! Que tal fazer sua parte hoje e ler as notícias pelo seu "computer", hein?!

Beijim





6 comentários:

  1. bem esclarecedor esse post....visitei,em porto de galinhas,uma loja que trabalha so com artigos reciclados e os artesãos são ex-pedintes,de rua.....a loja chama-se GATOS DE RUA... é um trabalho muito bonito e alem de td ja recuperou muita gente que vivia na rua !!!!podemos ser chics mas,conscientes!!!!!! PARABENS PELO POST !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Já ouvi falar mesmo deste projeto em Recife! Vou pesquisar sobre ele!
      Obrigada pela dica!
      Beijim!

      Excluir
  2. Ser Sustentavel é Chic e o mundo está precisando... Sugiro um post com sacolas retornáveis fashion!

    Vamos fazer essa moda sustentável pegar!!
    bjos e parabens pelo post. Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara,
      Se depender do CM essa moda já pegou! Rsss
      Adoramos a sugestão de post com sacolas retornáveis fashion! Em breve ...
      Obrigada querida
      Beijim!

      Excluir
  3. Muito bom! O importante é sempre falar sobre o tema! Esse lance de proibirem a sacola plástica em supermercado é um absurdo, o governo não esta interessado em sustentabilidade e nem em proteger o meio ambiente, tanto que o novo código florestal foi aprovado. Só querem saber de seus interesses pessoais. Mas a discussão vale a pena! Beijos meninas Parabéns pelo blog.
    Katia F.

    ResponderExcluir
  4. Olá Kátia !
    Realmente essa discussão é bastante polêmica e envolve vários aspectos! Não pretendemos entrar nesta complicada questão, mas sim estimular cada um a fazer sua parte! Se isso acontecesse já teríamos um mundo bem melhor, não acha?!
    Obrigada por acrescentar ao blog!
    Volte sempre! Beijim!

    ResponderExcluir